Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quarta-feira, 20 de março de 2013

ALMA, SEGUNDO PLATÃO


ALMA

Literalmente, o termo grego psiché, traduzido para o latim como anima, significa vento, sopro vital. Indica o principio que dá  a vida e está presente em todo ser vivo ( não somente no homem, portanto, mas também nos anima), do qual se separa somente no momento da morte. Platão  define a alma como aquilo que tem condições de se mover por si só: incorpórea, imaterial, imortal. Mesmo sendo interior em três partes: a racional está localizada no cérebro; a irascível (impeto), no peito, e a concupiscível ( apetite), no ventre.
Esse estreito vínculo com o corpo, que se renova a cada ciclo vital segundo o princípio da metempsicose, impede que a alma realize plenamente a própria natureza espiritual. É o motivo pelo qual o filósofo deseja morrer, ou seja, separar-se da prisão corpórea.

Fonte de pesquisa: Ubaldo Nicola,Antologia Ilustrada De Filosofia.

2 comentários:

  1. No livro "O corpo fala" explica um pouco dessa divisão de Platão mas de uma forma diferente. Nesse livro mostra oque seu corpo pode dizer sobre você, como seu interesse em uma conversa, suas vontades, etc.
    O corpo é representado no livro como três animais: águia, boi e leão.
    Águia: Representada pela cabeça, indica o estado de controle pela mente.
    Boi: Representado pela acentuação do abdômen, de uma pessoa que gosta de boas refeições. E no plano sexual temos o famoso requebrar da mulheres, para provocar os homens.
    Leão: Representado pelo tórax onde reside o coração, centro de emoções, os especialistas em expressão corporal (coreógrafos), o consideram como o centro do EU.


    Vinicius Fernandes Andrade 1ºA Octalles

    ResponderExcluir
  2. Uau que interessante leva o livro pra eu dar uma olhadinha, Obrigada pela participação no blog!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação