Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

segunda-feira, 18 de março de 2013

Filmes indicados




Filme espetacular, história sensacional. Nos leva a pensar em como aceitamos tudo calados, sem ter a noção de que temos sim poder até mesmo para mudar um regime de governo, e também nos passa que temos força interior para encarar nossos medos, e que somos mais fortes do que pensamos. 














Chauí chama a atenção para o nome dos personagens principais Neo (novo, ou renovado) e Morfeu (espírito, filho do Sono e da Noite etc…)  O filme trata da questão do real e virtual. Aborda inclusive, o livro “Simulacros e Simulações” de Jean Baudrillard. Em uma das passagens Neo é orientado: “O que é real? Como você define o real? Se está falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver… então, ‘real’ são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro”. E eis a continuação: “Tudo é simulação. O real é deserto”. Essa passagem nos coloca frente à pergunta de Sócrates: O que é? ao questionar a realidade, a verdade, a justiça, enfim, a vida .Oráculo em que se exibe a frase em latim: Conhece-te a ti mesmo.
E é assim que Marilena Chauí define Sócrates, comparando-o a Neo que luta para vencer a Matrix. “Por que Sócrates é considerado o ‘patrono da Filosofia’? Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por um espírito interior (como Morfeu instigando Neo) que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas” (CHAUÍ, 2009, p.11).REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13 ed. 9 reimpr. São Paulo: Ática, 2009

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito que meus alunos assistissem este filme, pois nos leva a uma reflexão maravilhosa de nossas escolhas, de como sair da alienação e porque viver no mundo da ilusão, quais são as conseqüências do real e o imaginário.
    Como no filme diz: "A uma grande diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho"
    Matrix

    Liberdade, verdade, paz ou talvez amor? São ilusões, fantasias da percepção, sínteses temporárias de um débil intelecto humano tentando desesperadamente explicar uma existência sem significado ou propósito.
    Morpheus - Matrix

    ResponderExcluir
  3. V de Vingança quero muito assistir mais nao to achando:(

    ResponderExcluir
  4. Lorrayne tem no Net Flix, mas um aluno achou no camelo kkkk

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação