Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quinta-feira, 23 de maio de 2013

OS SETE PECADOS CAPITAIS

1. Soberba:
Relativo ao nosso orgulho, onde nos achamos melhor que todo mundo, não respeitando o próximo e passando por cima de tudo e de todos. Você se torna o seu próprio Deus, pois a glória de tudo o que você faz sempre vai para você mesmo. O seu umbigo passa a ser o centro do universo. (Eclo 10,15; Romanos 3,27; Gálatas 6,4; Mateus 18,3)

2. Avareza:
Relativo ao apego e ao amor ao dinheiro. O dinheiro passa a ser tudo para você e você acredita que com o dinheiro pode fazer tudo e comprar tudo, inclusive as pessoas. As pessoas passam a valer menos que seu dinheiro. Seu deus se torna o dinheiro. (Mt 6,24; 1Timóteo 6,10; Marcos 10,21-22; João 12,5-6)
3. Luxúria:
Relativo ao apego aos prazeres sexuais. Sua vida passa a girar em torno do sexo. Se você vê um homem/mulher já pensa em sexo.  Os exemplos mais comuns da luxúria são o adultério (traição) e a fornicação (sexo no namoro ou sexo fora do casamento). (2Pedro 2,13; Levítico 18, 20.22; Êxodo 20,17; Mateus 5,27; 1Coríntios 6,15; Gênesis 38,9-10)
4. Ira:
Quando brigamos a qualquer momento e com qualquer pessoa mesmo sem ter motivo. Quando guardamos mágoa ou rancor por alguém e não perdoamos ao nosso próximo que Jesus nos manda. (Mt 5,22; 21,12; 23,27)
5. Gula:
Quando comemos até não aguentar mais, chegando até mesmo a passar mal. Quando já saciamos nossa fome, mas, não temos controle sobre a nossa vontade de comer.  (Filipenses 3,19; Isaías 5,11)
6. Inveja:
Quando queremos ter algo igual só porque nosso próximo tem, trata-se do famoso olho gordo. Relativo a cobiça e a todo tipo de inveja, inveja da mulher, inveja das amizades, inveja do emprego, inveja dos bens materiais, etc. (Sabedoria 2,24; Gênesis 4,1-16; Mateus 10,42-43; 20,1-16; Gênesis 37,4; 1Samuel 18,6-16)
7. Preguiça:

Quando temos todo tempo do mundo a nossa disposição e mesmo assim deixamos de fazer o que precisamos ou nos é solicitado. Temos preguiça de fazer algo que seja produtivo e simplesmente deixar que a falta de vontade domine nosso comportamento. (Eclesiástico 33,28-29; Provérbios 24,30-31; Ezequiel 16,49; Mt 20,6)

Fonte de pesquisa Revista  Linha Aberta, Laine Furtado é formada em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora e Teologia pela SFBC - South Florida Bible College.

12 comentários:

  1. TODOS TEMAS PRECISAM SER ESTUDADOS COM A BIOGRAFIA DE ALGUNS FILÓSOFOS, EX PECADOS POR LEIBNIZ .

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todos nós cometemos esses pecados sejam em menores quantidades ou quantidades elevadas. São pecados que são dificies de conter, independente do ser humano, ele praticará esses pecados algum dia, basta conscientizar-se e reduzir para que não sofra com as consequências desses atos pecadores. E se fizermos em um ato de inocência, tenho certeza que Deus perdoará.

    Patricia Barbosa N°39
    1°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Pecados que cometemos e sempre é bom refletir sobre eles, eu cometo a gula sempre, preciso me policiar, espero mesmo que Deus me perdoe, pois a balança não perdoa não!

      Excluir
    2. Já que você reconhece o seu pecado, tente concerta-lo. Redimindo-se tenho certeza que Deus irá te perdoar!

      Excluir
  3. Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:
    Asmodeus - Luxúria
    Belzebu - Gula
    Mammon - Ganância
    Belphegor - Preguiça
    Azazel - Ira
    Leviatã - Inveja
    Lúcifer - Orgulho

    ResponderExcluir
  4. Vinicius, muito Obrigado por passar os nomes, se puder levar amanhã na nossa aula vamos fazer os sorteios de cada grupo para apresentar sobre os sete pecados e seus castigos que pagaram segundo Peter Binsfeld.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peter Binsfeld (também chamado de Peter Binsfield, lat. Petrus Binsfeldius), foi um demonologista, teólogo e padre jesuíta Medieval. Viveu em Trier, na Alemanha, e ali morrera da peste em 1598. Ele estava envolvido nas caças às bruxas do tempo e escreveu "A Confissão de Warlocks e bruxas", que discutiu as confissões de supostas bruxas, e argumentou que a tortura não afetou a veracidade das confissões.
      Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos sete pecados capitais com um demônio.

      Excluir
  5. Estranho as pessoas para fugirem de algumas coisas se refugiam na comida , quando ocorre a gula ...

    Otavio 3ºB Octalles

    ResponderExcluir
  6. Dificil não cometer nenhum desses pecados,acho que não existe um ser humano que não tenha cometido um desses.

    Alexandre Henrell
    3ºB Octalles

    ResponderExcluir
  7. Todo ser humano comete pecados, independente da quantidade de vezes que ele é praticado. É difícil não se entregar e cometer algum deles, mas acredito que se a pessoa se arrepender e se redimir, pode ser perdoada.
    Amanda Anjos - Octalles - 1ºB

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação