Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quarta-feira, 15 de maio de 2013

COMENTEM









Eliminação ou moderação dos desejos

Para que uma pessoa possa gozar a vida plenamente, Epicuro ainda preconiza outro passo, a eliminação de certos desejos e a moderação de outros.
Quais são eles?
Primeiramente, é preciso conhecer a classificação que o filósofo fazia dos desejos. Haveria três tipos:
Naturais e necessários, como os desejos de comer, beber e dormir.
Naturais e desnecessários, como os desejos de comer alimentos refinados, tomar bebidas especiais e caras e dormir em lenções luxuosos etc.
Não naturais e desnecessários, como os desejos de riqueza, fama e poder.
Para Epicuro, quem espera muito sempre corre o risco de se decepcionar. Assim, ele recomendava que as pessoas eliminassem todos os desejos desnecessários e se permitissem apenas os naturais e necessários, e mesmo assim com moderação.

Fonte de pesquisa , Fundamentos da Filosofia, Gilberto Cotrim, Mirna Fernandes.

6 comentários:

  1. Epicuro confirma algo que vemos nos dias atuais, tal como pessoas que roubam querendo se ver no amanhã "ricos", pensando no futuro com ganância e não apenas levando a vida no necessário.
    2º A Octalles

    ResponderExcluir
  2. Eu pessoalmente não concordo com o raciocínio de Epicuro por que se limitar o sonhar de sonhar pode fazer com que a pessoa não se complete, que ela sinta-se incompleta.

    ResponderExcluir
  3. interessante, ao meu entender ele diz que é preciso aproveitar a vida com moderação para poder aproveitar a mesma completamente...

    Bruno Gabriel Nº4 1ºA

    ResponderExcluir
  4. Acredito na lei da atração, tudo aquilo que pensamos; conseguimos. Não focar-se em desejos desnecessarios como Epicuro cita, mas todos nós queremos o melhor para nós mesmos, e isso não se trata de ganancia, e sim de condições melhores de vida.
    1°B N°39 Octalles

    ResponderExcluir
  5. Todos desejamos condições melhores e coisas melhores para nós mesmos, mesmo elas sendo muitas vezes inalcançáveis. Acredito que não devemos parar de sonhar em conseguir tudo o que desejamos, mas devemos nos conformar de que nem tudo acontecerá da maneira que queremos. Alguns desejos podem não se concretizar, e devemos estar cientes disso, para poupar decepções futuras.
    Amanda Anjos - Octalles - 1ºB

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Epicuro muitas vezes queremos o que não precisamos, não precisamos viver tanto o amanha se o hoje esta ai, tudo q fizermos hoje veremos o resultado amanha ,então temos q pensar mas em hoje e deixar pra fazer uma coisa de cada vez....
    Beatriz Octalles 3D

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação