Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Comentem


ELIMINAÇÃO DE CERTAS CRENÇAS




Uma das principais causas da angústia e infelicidade, segundo Epicuro, são as preocupações religiosas e as superstições. Ele se refere, aqui ao temos que nos impõem certas crenças e religiões.
Por exemplo, os gregos temiam muito ofender seus deuses e serem terrivelmente punidos por eles. Também viviam sob o pavor de que forças divinas interferissem em suas vidas, mudando sua sorte ou tirando-lhes os seres queridos.
Todo esse sofrimento poderia ser evitado, segundo o filósofo, se as pessoas compreendessem que o universo inteiro é constituído de matéria, inclusive a alma humana. Veriam que tudo o que acontece pode ser explicado pelo movimento aleatório dos átomos, que produz forças cegas e indiferentes ao destino humano. Aqui Epicuro segue a teoria atomista e mecanicista de outro filósofo grego, Demócrito (460-370 a. C.).

Fonte de pesquisa,Fundamentos de Filosofia,Gilberto Cotrim,Mirna Fernandes.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esse é o ponto que mais descordo em relação ao pensamento de Epicuro por que para eu, as religiões ou crenças não tem o objetivo de colocar as pessoas sobre pressão ao ponto de torna a própria infeliz, no meu ponto de vista a religião tem um objetivo muito maior do que reprimir,tem que ter por objetivo amar ao próximo por que foi isso que Cristo nos ensinou que temos que amar nosso irmão assim como eles nos amou.
    Mas não é por isso que a religião tem concorda com todos atos que acontecem na nossa sociedade, não que ela tenha que julgar e condenar, mas sim não apoia segundo sua conduta.

    ResponderExcluir
  3. Ora, veja os Deuses Gregos, que criam seres falhos e não admitem a falha, que tem raios e liras mágicas mas não tem a menor noção de lógica para fazer homens para mata-los e ver sentido nisso. Ora, veja o Deus protestante que deixa demônios entrarem em pessoas normais para render audiência na televisão, ora veja o Deus que de modernizou e equipou profetas com um vozeirão e boa propaganda pra discos de louvor, ora veja o Deus que aceita o perdão de uma igreja depois de Cruzadas e Inquisições e nem se importa se mataram em nome dele. Vejam que é o Deus que mais parece homem, não o temor do homem por Deus.

    ResponderExcluir
  4. Me parece que os homens interpretam Deus colocando suas próprias expectativas nele, e é assim que acontece o engano, de doutrina e revelação pessoal, Deus torna-se uma "paranoia dogmática".

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação