Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TRECHO DO LIVRO, Sêneca


Aprendendo a Viver, de Sêneca. 


 
De fato, o corpo precisa de muitas coisas para estar bem; o espírito, ao contrário, cresce por si mesmo, se alimenta e se exercita sozinho. Os atletas precisam de muita comida, muita bebida, muito óleo, enfim, de muito exercício. Tu podes ter a virtude sem nenhum aparato nem despesa. O que quer que te faça virtuoso já está contigo. 

De que precisas para tornar-te bom? Apenas de vontade! O que, pois, tu mais deves querer do que se libertar desta servidão que oprime a todos, que até os escravos, que estão em condições extremas, nascidos na sordidez, deseja de todo o modo se libertar? Gastam todo seu dinheiro, mesmo tendo que passar fome, para obter a liberdade; e tu, que pensas ter nascido livre, não desejas ter a todo custo à liberdade? 

Por que olhas para o cofre? A liberdade não pode ser comprada. Assim, é inútil colocar o nome de liberdade em documentos: não pode ser comprada nem vendida. Esse bem deve dar a ti mesmo, peça-o para ti. Primeiro, livra-te do medo da morte, pois ela nos impõe o seu jugo, e, depois, deves perder o medo da pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação