Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quarta-feira, 17 de abril de 2013

COMENTE


"A vida tem necessidade de ilusões, isto é, de não-verdades tidas por verdades...devemos estabelecer a proposição: só vivemos graças a ilusões" ( Nietzsche).  

11 comentários:

  1. Na vida as pessoas precisam sonhar se iludir,porque se não sonharmos de que adianta viver? como vamos alcançar nossos objetivos se não traçarmos um caminho até ele,e só conseguimos traçar o caminho sonhando e acreditando.Claro que nem todos os sonhos vai virar realidade mais se você não acreditar quem vai nos seus próprios sonhos quem vai ?


    Gabriel Medeiros 1°B

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nós seres humanos temos capacidade de nos iludimos e claro que nos iludimos por coisas fúteis. As vezes a gente nos iludimos do que vamos ser no futuro, sim, fazemos uma certa história na nossa mente, porem na vida real acontece ao contrário e mesmo assim continuamos a sonhar. Porque sonhamos? "-Porque acreditamos que um dia aquilo possa vim à acontecer.". Talvez seja uma grande bobagem da nossa parte em existir no mesmo erro. Porem continuamos a sonhar em que um dia o nosso sonho será realizado de alguma forma.

    NathanBatalha, Octalles 1ºB [MANHÃ].

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o homem tem grandes riscos de ser iludir, hoje você dirá que será alguma coisa no futuro, mais ai tudo repentinamente muda você vê que aquilo que você pensou no passado foi só mais um pensamento iludido.
    Mas se acreditarmos que tudo planejado pode se realizar, devemos correr atrás com fé e força de vontade.
    então não nos iludamos com as coisas que nos fazem desistir.
    E se vivemos não é graças a ilusões, mais sim porque somos escolhidos.

    Rodolfo barbosa (Rodox) 2° c

    ResponderExcluir
  5. O ser humano inventa ilusões para sobreviver.. acho que é a maneira para amenizar os sentimentos que vivemos impostos ao mundo... e sobre as pessoas.'

    ResponderExcluir
  6. Nós seres humanos temos a grande capacidade de nos iludir ao longo da vida, seja profissionalmente, na vida amorosa ou em qualquer outra coisa. Temos a horrível mania de saber que algo que desejamos é uma ilusão, mas mesmo assim ainda queremos. O ser humano gosta de viver na ilusão, porque assim, tem algo em que acreditar.

    Amanda H. dos Anjos - 1ºB - Octalles Marcondes Ferreira.

    ResponderExcluir
  7. A vida em si é como um estado ilusório da mente que imagina conter todas as respostas existenciais da vida; uma reflexão mais detalhada e introspectiva seria muito para a ânsia do homem em querer viver o sonho de ser feliz...numa realidade crua e caótica da existencia humana.

    Alan Braga 2ºE
    Noturno- Octalles.

    ResponderExcluir
  8. Alan Braga, Parabéns pela participação, a vida é questionada até a morte , mas como disse essa é nossa existência humana!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, Nós humanos, somos alimentados por ilusões, ilusão que a vida vai melhorar, ilusão que a violência vai acabar, ilusão de um dia ficar rico. Sem ilusões, não há esperanças. E sem esperanças, não há luta.

    Bianca Oliveira nº 5 1ºF - Octalles

    ResponderExcluir
  10. A ilusão é o homem que artificializa a si mesmo, que estende a mão dominadora que outrora agia para fora e acaba por agir para dentro, na tentativa de dar resposta ao que não é evidente. O homem destrói a insegurança em todos os seus aspectos, é a defesa da névoa que o obriga a reinventar-se. Perante a névoa o homem espera uma voz de comando que o guie, ou em seu monólogo cria o caminho dos próprios pés. A ilusão é a transformação do homem pelo homem, não uma necessidade, antes é tão somente os gritos de um animal assustado com o mundo, que tranquiliza-se nas palavras injetando o inexistente como anestesia a dor.

    ResponderExcluir
  11. Ilusões manifestam-se de diversas maneiras, mas a característica mais comum entre elas é a total perda da linha do tempo, onde o futuro ideal faz do presente um mero pré-cursor do que ainda está por vir, vivendo-se não pelo ambiente, mas sim pelo que há de ser construído. Seja um paraíso de anjos( paraíso católico), seja o arem de infinitas virgens a deleitar-se( paraíso islâmico), seja com o mundo sem desigualdade( comunismo) ou qualquer outra utopia justificada em vasta filosofia que reforma irreversivelmente o homem a ponto de realizar amnésia de seu passado fundador, alicerçando sua natureza em tudo aquilo forjado a mão para justificar o injustificável. Todas estas ilusões mostram seus verdadeiros caráteres nas misérias que acarretaram, pois é o escárnio e o sofrimento que denunciam as lorotas, é o conhecimento ( não científico nem lógico, mas antes de tudo experimental, questionador e curioso) que blinda a mente do irreal.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação