Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

terça-feira, 2 de abril de 2013

ALIENAÇÃO OU NÃO?






11 comentários:

  1. Como Platão disse no Mito da Caverna, nós somos aprisionados e só nos libertaremos quando descobrirmos a verdade, e a mídia é a caverna, onde vivemos presos por influências.

    2° A

    ResponderExcluir
  2. Ótimo argumento!
    Obrigado pela participação no blog!

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia, podemos falar de outra forma de alienação: não se trata apenas de uma alienação do homem na técnica ou pela técnica,nem tampouco somente a alienação do EU (como acredita Marx), mas de uma alienação em relação ao próprio mundo: o homem não somente se perde em sua produção, mas perde seu próprio mundo, que é ocultado, esterilizado, banalizado e desencantado de absurdo, de privação de norma, de isolamento de si, de falta de comunicação etc.
    Fonte de pesquisa: Dicionário Básico de Filosofia, HILTON JAPIASSÚ,DANILO MARCONDES.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o que move as pessoas hoje em dia é a mídia, principalmente a Tv, ela acaba dizendo as pessoas o que comprar e o que fazer, e elas esquecem de ter os próprios pensamentos e ideias.
    E como mostra a imagem temos uma gaiola na nossa cabeça, na qual estamos aprisionados, e nao maioria da vezes nem nos preocupamos em nos libertar dela.
    3º C

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com os outros comentários mas ainda faltou uma cruz na imagem
    gabriel batista 1ºa

    ResponderExcluir
  6. fato. Se ao inves de nós ficarmos em casa, vendo novelas e parassimos para pensar o quanto tudo isto que fazemos é inutil, notariamos que seria bem mais beneficiados, se estivessimos lendo um bom livro. A sociedade em geral, manipula muito, atraves da midia, e nos aceitamos isso como se fosse a coisa mais normal do mundo. Será que nós somos isso mesmo ou somos apenas pessoas manipuladas pela midia, estamos apenas de acordo com o que a midia ofere? Deveriamos parar e refletir sobre esta questão da alienação, pois se não houver atitude cooperativa entre as pessoas, isto permanecerá assim, agr cabe a nós resolvermos esta questão.

    Patricia Barbosa 1B octalles

    ResponderExcluir
  7. O mundo é tão imenso, porque passar o dia inteiro sem sair um pouco desse "mundinho" digital? as vezes nao saem nem para se alimentar.A mídia controla tudo,mais quem decide se quer ou não comprar,se quer ou não assistir é você mesmo,então saia um pouco,respire,viva,a vida é muito curta pra ficar perdendo tempo com coisas tão pequenas.

    ResponderExcluir
  8. A mídia manipula a maioria das pessoas hoje em dia. Dita o que devem comprar, como devem se comportar se vestir, e etc. As pessoas mal percebem o quanto estão idênticas as outras e o quanto estão dependentes da mídia, estão alienadas demais para perceber e continuam aceitando tudo o que é imposto á elas. Acho que todos devemos ocupar a mente com coisas mais produtivas ao invés de passar nosso tempo trancados em casa vendo novelas e programas de televisão que não nos trazem nenhum lucro.

    Amanda H. dos Anjos - 1º B - Octalles Marcondes Ferreira.

    ResponderExcluir

  9. Parabéns Amanda por ter um olhar crítico que poucos conseguem ver!
    :)

    ResponderExcluir
  10. Quando falamos de alienação, a primeira coisa que atacam é a mídia, a tv principalmente, obviamente as corporações e demônios políticos já previam que a manipulação midiática com o tempo perderia a potência caso não fosse o poder de deformação das consciências estendido para outros ramos da vida cotidiana. Todos já tem mais ou menos na farpa da língua que a televisão não presta, mas ninguém notou que a manipulação já se concentrou na música, nas políticas públicas, na democracia como um todo, no poder financeiro( detento pelos bancos), nas escolas, universidades, nos entreternimentos, livros e conteúdos de discussão pública. A alienação é tão sútil que ninguém está livre de suas ideias libertinosas, enganosas( principalmente sobre com o que devemos nos revoltar, porque o "sistema" é objeto de ódio mesmo não sendo o mesmo um sujeito, apenas um bode expiatório para que os demônios ajam sobe godo e segredo), pornográficas e agroquímicas viciantes.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação