Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Existem ações humanas totalmente desprovidas de interesse?









Uma questão moral que tem sido objeto de reflexão ao longo dos séculos: afinal, existem ações humanas totalmente desprovidas de interesse?
A maior parte dos pensadores sempre reconheceu algum tipo de interesse pessoal em toda e qualquer ação humana. Acho que a regra geral é essa. Tenho repetido que a conduta generosa nas relações íntimas deriva do medo da perda da admiração e do amor dos parceiros; há interesse nisso.
Existe uma multiplicidade de interesses; ou seja, eles nem sempre são de natureza material ou prática, como é o caso da postura dos egoístas.
O generoso, o que parece despojado e age com dedicação, se sente mais forte, superior; sua condição abastece a vaidade; e isso é interesse.
A generosidade às vezes é uma estratégia de dominação, de exacerbar a dependência dos mais íntimos. Isso atenua a insegurança! E é interesse.

Flávio Gikovate

4 comentários:

  1. Verdade ...''
    Concordo com isso ; porque as pessoas usam da ingenuidade de algumas pessoas , usando a generosidade para Obter algo do seu Interesse !

    ResponderExcluir
  2. Hellen Fernanda, é triste saber que o ser humano não faz nada por amar o outro e sim pra obter algo....Dizem que amamos Deus por saber que ele nos salva , se não salvasse será que amaríamos mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade isso .. é Triste realmente .
      Concordo , e eu acho que não , pois as pessoas acham que pelo fato de dizer que amam , já são considerados "salvos" ; mas eu acho que não podemos dizer só que amamos a Deus , sem mostrarmos amor verdadeiro com o próximo .
      Mas é triste mesmo ...

      Excluir
  3. As pessoas foram individualizadas, a caridade torna-se a cada dia mais sacrifício. No entanto, se há interesse em todas as relações humanas, nos conformemos que há boas intenções, portanto o interesse não exclui a boa índole das pessoas.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação