Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PARA ONDE CAMINHA O AMOR?

Até pouco tempo atrás, a pessoa solteira era discriminada e rejeitada. Quem não estivesse casado era visto como portador de status social inferior. Havia, portanto, uma forte pressão na direção do casamento. Sempre que constato esse tipo de pressão sou tentado a desconfiar das “delícias” do objetivo que se pretende impor. Se fosse tudo tão bom não seria necessário pressionar tanto!
A capacidade para uma razoável autossuficiência é uma das mais importantes aquisições do homem contemporâneo. Ela é fruto do empenho que tanto temos feito na direção do autoconhecimento e da introspecção. O progresso tecnológico também tem contribuído para que as nossas horas solitárias sejam passadas de modo agradável e rico. Com tudo isso, é natural que muitos de nós prefiramos ficar sós a estar mal acompanhados. Maus casamentos, suportados apenas em razão das inseguranças e medos de se enfrentar um futuro incerto e eventualmente solitário, estão com os dias contados.
As relações ricas, plenamente gratificantes, baseadas no respeito mútuo, na compreensão e no desejo profundo de contribuir para que a pessoa amada seja o mais feliz possível continuarão a existir e a florescer como vida em comum. Isso, desde que não existam impedimentos externos comprometedores (filhos de relacionamentos anteriores com atitude destrutiva, graves dificuldades financeiras e divergências práticas ou filosóficas), que podem minar as bases da aliança afetiva. Mas quantos são esses casamentos? Uns 10%? Talvez nem isso.
O que está ocorrendo, a meu ver, é uma importante modificação nas pessoas capaz de levá-las a olhar melhor o fenômeno do amor e a instituição casamento. Como não estão mais desesperadas para se unir a alguém a qualquer custo, podem, em primeiro lugar, compreender que o amor é uma coisa e o casamento é outra.
O amor é uma sensação de paz e aconchego que sentimos quando estamos junto de uma pessoa, que, por inúmeras razões, se tornou especial e única para nós. O casamento é uma sociedade civil complicada, ultimamente mal sucedida e geradora de conflitos. Ele terá de ser olhado à luz da razão e não do ponto de vista do amor. É lógico que ninguém vai querer morar junto com alguém que não provoque prazer romântico. Mas não é só isso o que determinará o estabelecimento da sociedade conjugal.

Dificuldades práticas de convívio levam as pessoas, segundo creio, a estabelecer um convívio em termos de namoro: cada um vive em sua casa, com suas finanças próprias, seu estilo de vida e seus problemas individuais. Se as dificuldades objetivas não existirem e se houver metas em comum que justifiquem o estabelecimento do vínculo societário, aí então as pessoas irão estabelecer matrimônio. É o caso, por exemplo, dos casais que efetivamente desejam ter filhos e patrimônio em comum. A frequência de casamentos será muito menor, mas a qualidade deles tenderá a ser melhor. E quem não quiser esse tipo de vida ficará sozinho e buscará a felicidade por outros caminhos.
Flavio Gikovate.

2 comentários:

  1. Hoje as pessoas já não se preocupa em namoro ou casamento ao contrario do anos anteriores. Hoje em dia as pessoas namoram com quem quiser ao contrario dos anos passados onde os pais escolheriam o marido para filha e mesmo sem conhecer casariam rápido e só poderia casar com aquele que seus pais escolherem sem casar com seu amor verdadeiro.Muitos casamentos, foram suportados apenas em razão das inseguranças e medos de se enfrentar um futuro incerto e eventualmente solitário como diz o texto.O amor e o casamento são coisas diferenciadas. O namoro muitas das vezes e melhor que o casamento pois ali você pode conhecer o parceiro sabendo erros e qualidades e se ver que não estão se dando bem, que o amor e na verdade uma paixão da para melhora os meios ou acaba de uma vez. O casamento já se depende um do outro e se tiver brigas já é um lar de conflitos complicados na vida pois um há de depender do outro para se fazer tudo e tendo a permissão ou ficando mais com seu amor e ficando mais longe das pessoas se convivia . Pude entender que devemos pensar muitos antes que arrependemos do que fizemos,
    Amanda Medeiros 1°e n°3

    ResponderExcluir
  2. Namorar eh bom, mais muitas vezes o namoro nao passa de uma ilusão,praticamente nos dias de hoje eh dificil achar a pessoa certa .
    De uma paixão pode surgir um amor verdadeiro

    esse tema eh bom de ser observado !!
    Gabriel Silva dos santos N°12 2°A octalles

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação