Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LIÇÃO DE CASA OCTALLES : COMENTE




LIÇÃO DE CASA OCTALLES TURMA MANHÃ SOCIOLOGIA

1) A liberdade é um direito de todos, mas ela tem seus limites. Até mesmo na filosofia sartreana, quando vemos que ele coloca o homem como um ser condenado à liberdade, mas que essa liberdade traz a responsabilidade, ela nos faz pensar em nossas ações. O existencialismo, ao jogar toda a responsabilidade de nossas ações sobre nossos próprios ombros, vê a liberdade da forma mais cruel e desconfortável que existe.
Podemos perceber que a liberdade tornou-se mais um jargão ideológico, alienador, e o pior, que nos divide, impedindo de fazer que os indivíduos se unam. A liberdade tornou-se tudo, menos algo que realmente ajude os homens a se libertarem.


2) Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
O conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo, entendendo economia de mercado aquela que encontra o equilíbrio entre oferta e demandam através da livre circulação de capitais, produtos e pessoas, sem intervenção estatal.







23 comentários:

  1. 1-A liberdade deviria ser um direito que devia deixar o homem livre, más não e isso que a liberdade faz. A liberdade traz ao ser humano a responsabilidade, e isso faz com que ele penso nos seus atos, e quando ele pensa nos seus atos, ele pensa somente nele. Mas os seres humanos não deviam pensar somente nele, devia pensar em toda a sociedade, por que as decisões que tomamos vão influenciar os outros, e pensando somente neles, os seres humanos ficam cada vez mais distante um do outro.

    2-O capitalismo, com a ajuda da propaganda, agem no subconsciente das pessoas para fazer com que elas comprem coisas com o dinheiro que não tenham, comprar produtos por desejos e não por necessidade. Com a propaganda enganosa dominando a maioria dos meios de comunicação, e dizendo que os produtos trazem benefícios mentirosos, as pessoas compram os produtos sem pensar na consequência do que vai acontecer ao consumir aquele produto.

    Lucas Gabriel, Octalles, 1ºC

    ResponderExcluir
  2. 1- Bom ,a liberdade como alguns sabem é ser independente ,poder agir segundo o seu livre arbítrio ,sem depender de ninguém ,ter liberdade para poder se expressar .Alguns por que nem todos tem a oportunidade de se sentir livre ,apesar da liberdade ser um direito de todos .Muitas pessoas interpretam a liberdade de uma forma diferente ,como por exemplo ,muito se sentem livres e agem conforme a lei e outros ultrapassam seus limites .

    2- Ultimamente a propaganda tem controlado muitas pessoas ,tanto jovens como adultos fazendo com que elas comprem mesmo não precisando do tal produto,pois é isso que as pessoas fazem compram roupas ,calçados ... por desejo e não necessidade,pessoas que são manipuladas,controladas cada vez mais ,simplesmente mais um fantoche do mundo .''Compre,faça,veja'' propagandas e mais propagandas ,marcas e mais marcas .Muitas pessoas deixam ser levadas e tratadas como um simples objeto pelas propagandas achando que agindo dessa forma(comprando por desejo e não por necessidade) irá beneficia-la de alguma forma.Mas muitos da nossa sociedade compram não só por desejo e sim também para poder se distrair.

    Beatriz Rodrigues ,Octalles, 1°B

    ResponderExcluir
  3. 1 - Para mim a liberdade é uma ilusão, pois temos que fazer escolhas, dentro dos padrões sociais

    em que vivemos. Nossa liberdade está delimitada em tempo de trabalho e tempo de lazer,

    intimamente relacionados. Nascemos livres e somos condicionados a viver em sociedade, esse

    aprendizado de assumir escolhas e conseqüências já inicia uma existência individualista.

    2 - O mundo, atualmente, é basicamente sociedade de consumo. A igualdade social, com mais

    pessoas tendo acesso aos bens, gerando mais produção e mais emprego, realmente não

    contribui para acabar com a pobreza, e gera o consumismo, onde pessoas compram sem ter

    necessidade do produto, promovendo endividamento, além de devastar a natureza com a

    retirada de seus recursos e a criação de uma quantidade enorme de lixo. Todos nós deveríamos

    rever o conceito da sociedade de consumo em prol de uma vida melhor individual, coletiva e

    em prol do nosso planeta.

    André Fontainha de Sousa - Octalles, 1ºA

    ResponderExcluir
  4. 1-a liberdade e um modo de que nos fazermos a escolha do que queremos,mas nem sempre as escolhas sao as certas.temos que dividir o nosso tempo em pouco pra tudo.Ás vezes estamos a um passo da vitória... e a transformamos em uma longa caminhada para o futuro,A liberdade sem estudo está sempre em perigo, e o estudo sem liberdade é sempre em vão.


    2-o capitalismo e a propaganda age no subconsciente das pessoas fazendo que ela compre coisa que nao precisa no dia dia,A cultura do consumidor é impessoal no sentido que as mercadorias são produzidas para um mercado de massas e não para indivíduos específicos.

    Elvis dos santos pereira- Octalles,1°C

    ResponderExcluir
  5. 1 - Realmente a Liberdade é algo simbólico pois o capitalismo te permite ser livre ?, se você precisa de algo você deve recorrer ao comercio ou estabelecimentos capitalistas , eles te colocam onde querem e você pensando que comprou um imóvel , roupa carro top no ano , e no fim você esta sendo movido , o tabuleiro é a sua vida .


    2- Bem o governo ou as empresas grandes nos trata como piramide pros ricos vão ter relógios , carros , imoveis em meio de comunicações utilizado por eles para pessoas de baixa renda é feita a mesma coisa , mais de uma forma que atinja melhor eles , ou seja eles agradam as classes com determinado produto para que sempre costumam e espalhem o produto assim ganhando uma enorme renda atingindo uma incrível massa de classes sociais .

    Milena Gabrielly - Octalles , 1°C

    ResponderExcluir
  6. 1 - Ser livre é saber fazer suas próprias escolhas e escolher que caminho seguir, muitas pessoas no passado eram condenadas pois o livre arbítrio não era um direito que podíamos usufruir como agora é, e com esse passar do tempo, as pessoas foram perdendo a vergonha e acabam usando este direito - que é a liberdade de escolha - para fazer o mal e acabam sendo condenadas, e perdem um grande poder, a Liberdade.

    2 - O Capitalismo e as propagandas agem em conjunto no dia-a-dia, porque quanto mais vemos comerciais de TV, anúncios em redes sociais, somos impulsionados á comprar, aumentando assim o consumismo. Um dos impulsos do consumismo são os Famosos porque tudo que eles gostam e usam seus fãs querem usar para se parecer com eles, porque pelo que a mídia expõe, o padrão que eles usam (os famosos) é o politicamente correto.

    Vinicius Santos - Octalles, 1ºC

    ResponderExcluir
  7. 1 - A liberdade se tornou mais uma prisão deixando pessoas alienadas e sem opinião própria , liberdade seria ser livre de tudo mas com as coisas hoje em dia se torna uma liberdade com limitações .

    2 - Com os avanços de hoje , o consumo cresceu , a sociedade pensa mais em comprar compulsivamente por causa dos produtos bem elaborados pela mídia
    assim o capitalismo reina em meio a sociedade .

    Jaqueline Cardoso - Octalles, 1°B

    ResponderExcluir
  8. 1 - Liberdade é o indivíduo ter direito de escolha . Só que devemos estar cientes que não existe liberdade total e nem liberdade zero, o que existe é uma liberdade possível . Todos nós vivemos com essa liberdade possível e o que nos condiciona a obedecer os regimentos da liberdade é o conjunto de leis criados para uma convivência pacifica na sociedade.

    2- O consumismo reforça o capitalismo, na medida em que quanto mais se consome, mais se produz, ou seja , o capitalismo cada vez mais cresce na nossa sociedade .

    Diany Kelly - Octalles , 1°A

    ResponderExcluir
  9. Não existe essa coisa de ''liberdade'', sempre vamos estar presos a alguma coisa.

    Exemplo: Se você quer ir em algum lugar e não pode, isso não é liberdade.

    Em todos os casos, você pode estar preso a alguma coisa, por regras impostas, Dá sociedade ou da natureza.

    ResponderExcluir
  10. 1) Liberdade. Cada um tem a sua liberdade. Alguns tem a própria, outros tem a liberdade estabelecida por quem está no comando.
    2) Todos somos induzidos ao consumismo desde pequenos. Não duvido que nenhuma criança tenha se perguntado o porque de tantos comerciais interferindo em seus desenhos/filmes de desenhos. o Capitalismo está em quase todo lugar, e pessoas acham que sabem muito bem onde está e quais são suas intenções.

    Raphael Ribeiro - Octalles, 1°C

    ResponderExcluir
  11. 1- A liberdade é ser um individuo que não depende de nada e ninguém, mas infelizmente dependemos sempre de algo. Se para ter liberdade é necessário ter responsabilidade então não temos liberdade, se tem limites então não é liberdade; Seguimos padrões da sociedade querendo ou não, estamos sempre pressos a algo; a "liberdade" tem suas regras, é algo cruel e alienador, ela nos divide dos outros seres, ela é tudo, menos a liberdade. A liberdade não é simplesmente "fazer o que quer, na hora que quer" é muito mais, sendo assim não existe liberdade.
    2- O consumo está cada vez maior, as pessoas querem comprar coisas que não podem pagar, coisas que nem precisam, só para se sentirem iguais, querem estar de acordo com padrões estabelecidos pela mídia, assim se sentem bem, e não são rejeitados por determinados grupos, as pessoas estão sendo manipuladas pelas propagandas e nem se dão conta do consumo excessivo que fazem.
    Jennyfer Santiago da Silva - Octalles - 1°A

    ResponderExcluir
  12. 1- Liberdade?! aonde existe essa coisa de liberdade? estamos todos presos, nunca fomos libertos, estamos presos nesse mundo de consumismo, estamos todos alienados, as pessoas estão sendo iludidas com isso de liberdade. Para onde irmos os escolhemos, nunca somos libertos.

    2- As pessoas se iludem muito fácil, a mídia coloca abobrinhas na cabeça das pessoas que elas ficam todas alienadas, ai elas se preocupam com as coisas de consumo e esquecem que tem um planeta pra cuidar, a mídia ilude totalmente a comunidade, eles esquecem do que estão precisando de verdade e compram coisas desnecessárias para estarem por cima.

    Pamela da Silva Santos - Octalles - 1°A

    ResponderExcluir
  13. 1) Liberdade é você poder fazer as escolhas de acordo com o que você deseja e quer. Mas infelizmente em nosso mundo a liberdade é somente uma palavra, pois não somo totalmente livres para fazermos nossas escolhas.
    2) O consumo em nosso mundo está cada vez maior, muitas pessoas compram certas coisas sem necessidade, já outras não tem nem dinheiro para sobreviver direito. Hoje em dia muitos, quase todos indivíduos são manipulados pela mídia.
    Andreza Silva Santana - Octalles - 1°A

    ResponderExcluir
  14. 1- Digamos que ter liberdade é bom, mas vejamos por outro lado, se todos nós tivéssemos liberdade, podendo fazer o que bem quiser e sem responsabilidade nenhuma, pois com todas as leis, regras que existem ainda somos irresponsável em diversos aspectos, onde iríamos parar? Em cada coisa boa, há seu lado ruim, assim como na liberdade, sim gostaria muito que em primeiro lugar o ser humano tivesse a liberdade de expressão, para que assim "mudasse o mundo" de uma certa forma..

    2- Vivemos em mundo no qual as pessoas são iludidas pela mídia, acreditando que se comprasse tal produto serão mais felizes, levando-nos a comprar mais que o necessário cade vez mais.

    ( Letícia da Silva, Octalles, 1ºD)

    ResponderExcluir
  15. 1- Liberdade é ser livre , ser capaz de fazer coisas sem alguém dizer que não deve , ser livre igual passarinho na Amazônia , mas liberdade hoje em nosso mundo tem grandes limitações , que impede da liberdade ter seu verdadeiro significado .

    2- Pessoas se iludindo pela propaganda que passou daquela marca famosa , mas na hora a calça era de outro jeito , quem nunca passou por isso? Comprar algo que a mídia transmite ser ótimo PERFEITO e depois de adquirido o produto ele ser um fracasso . mas essa não é a questão ,a mercantilização esta comandando o mundo , praticamente . Somos enganados , Mas não é somente produtos , comidas etc que são mercadoria , mas o ser humano esta também sendo mercadoria , sendo enganados por pessoas que promete trabalho , luxo mas na verdade querer fazer o ser humano como uma fruta que é vendida na feira , a lógica da sociedade capitalista é transformar tudo e todos em mercadoria .

    Jaqueline Cardoso Silva dos Santos 1ºB

    ResponderExcluir
  16. 1) A liberdade é um direito de todos , mas tem seus limites, quando vemos que ele coloca o homem como um ser condenado á liberdade o existencialismo ao jogar toda a responsabilidade de nossas ações sobre nossos próprios ombros. Podemos perceber que a liberdade tornou-se mais um jargão tudo menos algo que realmente ajudem homens a se libertarem

    2) Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial e capitalismo. O conceito de sociedade de consumo esta ligado ao de economia de mercado e , por fim , ao conceito de capitalismo entendendo economia de mercado aquela que encontra o equilíbrio entre ofertas e demandam através de livre circulação de capitais.

    Nayara Cardoso Da Silva n° 29 1° C

    ResponderExcluir
  17. 1) Quando falamos de liberdade logo pensamos em fazer tudo que quisermos sem ninguém nós julgando, sem ninguém para mandar em nós, mas na vida precisamos de pessoas que nós comande em algum momento para não sairmos dos eixos. Liberdade para mim é um caminho solitário.

    2) Hoje vivemos em uma sociedade consumista, onde são jovens que lideram essa posição. Alienados a ficar na moda, acabam consumindo coisas desnecessárias deixando as necessidades de lado. Com o consumo em alta, produzimos mais lixos, e a consequência disse é o avanço do aquecimento global.


    Karen Germana da Silva n°22 1°A

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação