Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

domingo, 3 de novembro de 2013

É PROIBIDO PROIBIR!


Segundo Sartre:
O homem é um ser apenas possível. Existo à medida que transformo esse possível em real.
É no processo livre de escolha, a cada dia, de nossa existência que construímos a essência humana. Escolhemos a nossa essência ao procedermos à escolha do personagem que pretendemos ser. Daí, a famosa frase de Sartre: “A existência precede a essência”.
Frequentemente esqueço que eu mesmo escolhi livremente construir os amores, esquecer-me dos amigos ou curtir meus pais. Mas o mais saboroso, e quase fantástico, desta aventura humana é que cada uma vai fazendo sua libertação ao longo deste caminhar. E não só a sua vida, mas de toda a humanidade, pois, com sua vida, está construindo sua essência humana.


O homem é um ser que não pode querer senão a sua liberdade e que reconhece também que não pode querer senão a liberdade dos outros. Daí que ninguém vive livre sozinho... Enfim, para Sartre, não existe o destino, nós construímos o nosso futuro.
Fonte: Almeida, F.J.; "Sartre - É Proibido Proibir", editora FTD, São Paulo, 1998.

Um comentário:

  1. #sabemos quem somos , & para aonde queremos ir . Só não sabemos de quem iremos depender , será benéfico a nós .'
    - Escolhi ser assim , ou escolheu ser diferente de mim . Pensei em ser assim , ou fazer aquilo . Realiza-lo . && a partir disso , vamos caminhando . && cada um que passa por nossa vida , sempre guarda algo de nós . Ou algo que nos recorda ...'

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação