Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

terça-feira, 25 de junho de 2013

TRABALHO PARA 3° BIMESTRE

Atenção turma do 2°B Trabalho para ser entregue na reunião de Pais tema:FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA E SEUS DESAFIOS.

Segue algumas sugestões nos comentários

BOAS FERIAS




quarta-feira, 12 de junho de 2013

MUDANÇA









"Um homem não se banha duas vezes no mesmo rio, porque ele nunca é o mesmo homem, e nunca será o mesmo rio também."


Heráclito

AGITAÇÃO E DESCANSO

           






Quando me ponho às vezes a considerar as diversas agitações dos homens, e os perigos e trabalhos a que eles se expõem, na corte, na guerra, donde nascem tantas querelas, paixões, cometimentos ousados e muitas vezes nocivos, etc., descubro que toda a miséria dos homens vem duma só coisa, que é não saberem permanecer em repouso, num quarto. Um homem que tenha o bastante para viver, se fosse capaz de ficar em sua casa com prazer não sairia para ir viajar por mar ou pôr cerco a uma praça-forte. Ninguém compraria tão caro um posto no exército se não achasse insuportável deixar-se estar quieto na cidade; e quem procura a convivência e a diversão dos jogos é porque é incapaz de ficar, em casa, com prazer.
Mas quando pensei melhor, e que, depois de ter encontrado a causa de todos os nossos males, quis descobrir a razão desta, achei que há uma bem efetiva, que consiste na natural infelicidade da nossa condição frágil e mortal, e tão miserável que nada nos pode consolar quando nela pensamos a fundo.


Pascal

REFLEXÃO





                                                        Dalai Lama

segunda-feira, 10 de junho de 2013

REFLEXÃO

 




Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma.

Epicuro

REFLEXÃO









Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.
(EPICURO, 1997, p. 33).

domingo, 9 de junho de 2013

TUDO PASSA!

 






Os homens que conheceram a profundidade da tristeza se traem quando são felizes, têm certo modo de compreender a felicidade que parece mostrar que querem comprimi-la e sufocá-la, por ciúmes? Porque sabem que, infelizmente, essa logo fugirá,

Nietzsche (sobre a tristeza)

SOFRER FELIZ?

         






    Sofrer feliz?
           
“Estou sofrendo de amor feliz”. Só aparentemente é que isso é contraditório. Quando se sente amor, tem-se uma funda ansiedade. É como se eu risse e chorasse ao mesmo tempo. Sem falar no medo que essa felicidade não dure. Preciso ser livre? Não aguento a escravidão do amor grande, o amor não me prende tanto. Não posso me submeter à pressão do mais forte.
Onde está minha corrente de energia? Meu sentido de descoberta, embora esta assuma forma obscura? Eu sempre espero alguma coisa nova de mim, eu sou um frisson de espera? Algo está sempre vindo de mim ou de fora de mim?


Clarice Lispector

REFLEXÃO




            Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.








George Bernard Shaw